terça-feira, 31 de julho de 2007

HQ Além dos Balões cobre Hq Mix e destaca produção independente.

Clique para ver.Com direito a entrevista do Cadu.

Marcadores: , , ,

terça-feira, 24 de julho de 2007

Festa Independente no Jeremias

Ser artista não é fácil, por isso é que desde que criamos o Sócios Ltda temos tentado fazer parceiras com a maior quantidade de artistas independentes possível.

Tudo isso já está dando frutos bem legais como o sistema de troca de publicações que une artistas do Brasil todo e que já deu origem à famosa banca de zines presente em diversos eventos como o Ângelo Agostini, o HQ & Cultura, o HqMix, o Sinfonia de Cães, o Encontro Zines nas Zonas e o Encontro de Zines de Osasco.

Pra coroar essa união quase mafiosa nada melhor que fazer um lançamento conjunto de 3 revistas independentes em um piano bar, como o que foi organizado ontem pelo Gual e pela Dani, anfitriões da Menor Livraria do Mundo.

Além da galera da Garagem # 3, d'O Contínuo e do Zine Royale, lançamentos independentes da noite, também estava por lá todo o povo da Revista Mundo dos Super-heróis e artistas de várias publicações como Cão, Subterrâneo, Tipos, Front e Menisquência!.

No fim, entre um e outro autógrafo distribuido no balcão do bar, virou tudo uma grande festa independente patrocinada pela Menor e pelo Jeremias, o Bar.

Nada melhor que poder lançar nossa revista ao som de jazz acompanhados dos amigos.


Marcadores: , ,

Garagem na Sinfonia de Cães

Em um país onde a cultura nunca é valorizada e os artistas têm que ter empregos paralelos pra sobreviver é sempre bem legal conhecer gente que arregaça as mangas pra fazer as coisas acontecerem.

Por isso, desde que o pessoal da Garagem conheceu o Roger Duran e a galera da Sinfonia de Cães, tem-se tentado agitar algum evento em comum.
Isso finalmente aconteceu no dia 21 durante uma das edições do Projeto Sinfonia de Cães que rolou na Zona Norte.

Aproveitamos a organização e infra-estrutura cedida pela galera do Sinfonia pra marcar presença com a nossa banca de venda de independentes.

Não percam as próximas edições do evento.Quem quiser saber mais sobre as oficinas e outras atividades da Sinfonia pode dar uma olhada no site da galera.

Marcadores:

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Garagem # 3 na Menor

Sócios Ltda. tem a honra de convidar a todos para o lançamento da Garagem Hermética # 3 na Menor Livraria do Mundo, na próxima segunda-feira, dia 23.

Além dos sócios, também estará por lá autografando suas revistas o pessoal do Contínuo e do Zine Royale.

Vai ser uma grande festa.

Não percam!

Lançamento da Garagem Hermética #3 - 23 de julho, segunda-feira, 19h30, na Menor Livraria do Mundo no Jeremias, o Bar - Rua Avanhandava, 37, Centro, São Paulo.

Marcadores: , ,

Moebius, me processe!

Eu não ganho porra nenhuma como quadrinista, mas ao menos me divirto pra caramba. Principalmente quando leio comentários idiotas como os desses fanboys.

Mas tenho que confessar que eles estão certos. Criei a Garagem Hermética com o único objetivo de ser processado pelo . E assim que isso acontecer, farei questão de emoldurar o processo dele e pendurar na parede do meu quarto ao lado de vários outros processos que já recebi de quadrinistas que acusam o Homem-Grilo de ser plágio de seus personagens. Porque na verdade é justamente o contrário, todos os super-heróis "insectóides" já criados até hoje é que são plágios do Homem-Grilo, como já foi demonstrado nesta tira.

Marcadores: , , , ,

sábado, 14 de julho de 2007

Dissecando "Interlúdio"

Quando os artistas se encontram ficam sempre perguntando: “De onde você tirou essa idéia?" "Que papel usou?”, etc. Por isso pensamos em fazer uma série de postagens dissecando cada uma das Hqs publicadas pelos sócios nos três números da Garagem Hermética.

Pra começar, nada mais natural do que falar dos trabalhos mais recentes, então decidi começar por “Interlúdio”, publicada no número 3 desta revista que pra gente é um laboratório onde tudo vale.

Espero que não fique chato demais e que gostem.

“A vida é aquilo que acontece quando não estamos olhando”.

Eu queria fazer um quadrinho que retratasse isso. O fato de uma pessoa estar tão concentrada em um determinado aspecto da sua vida a ponto de não perceber que estava perdendo o que era realmente importante. Nas Hqs, ninguém tem profissão mais importante que os heróis, então não tinha situação mais adequada do que um super-herói em sua vida doméstica.

Além disso, também queria testar novos modelos visuais narrativos (coisa que tenho tentado desde o número 1 da revista) e tentar fazer uma página que fosse ousada em termos de diagramação. Sempre fui um grande fã das hqs “bonitas de se ver “, como Little Nemo in Slumberland, por isso pedi para nossa editora “limpinha” Roberta, me reservar a página central, pois queria fazer algo que tivesse a cara de um pôster.

Pra piorar tudo e me confundir mais ainda com tantas referências, tinha uma imagem que há meses não me saia da cabeça: uma mulher sentada com um cigarro na mão olhando preocupada para um homem que dormia. Fiquei sendo assombrado por essa cena que me lembrava as telas da pintora Paula Rego por muito tempo até conseguir esboçá-la no lápis.

Tentando organizar tudo isso, pensei que o conceito do interlúdio musical resumia muito bem a idéia que eu queria trabalhar.

Interlúdio pode ser definido em música como "pequena peça de música instrumental, intercalada entre as várias partes ou trechos de uma composição mais longa e mais importante."

Esta seria a visão do personagem principal. Ironicamente, o contrário aconteceria na história, mostrando que o mais importante era a peça de menor destaque. Pra resolver graficamente esta ironia, resolvi trabalhar usando duas soluções gráficas distintas: o nanquim de alto contraste usado nas hqs clássicas para a “vida com máscara” e aquarela em papel arches, para uma abordagem mais realista.

Assim, ficaria clara a passagem das “peças principais” para o interlúdio e da vida idealizada para a vida real. Para a vida de herói, usei como referências capas clássicas de Jack Kirby e Jim Steranko em releituras bem-humoradas, e recorri aos amigos e família para posarem de modelos para a parte em aquarela.

No fim, escaneei tudo e montei e letreirei no Photoshop. Pra preservar ao máximo a textura do papel e o contraste característico da aquarela, não aliterei nada nas imagens.

Bom, acho que já falei demais. Além do Kirby, do Steranko e da Paula Rego, tem outras referências pra quem tiver paciência pra procurar que vou deixar no mistério. Boa leitura.

Marcadores: , ,

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Hqs independentes em peso no 19° HQ Mix

Ontem, durante a entrega dos prêmios do 19° HQ Mix, pode-se notar como os Quadrinhos independentes vem crescendo ano a ano no Brasil.

Além da presença em palco de muitos artistas independentes premiados como Daniel Esteves, Fabio Lyra, Will, Marcio Garcia, Luigi Colafigli, Samuel Bono, Mario Silva, Marcos Venceslau, Gabriel Bá e Fábio Moon, ainda se pode conferir uma novidade no evento deste ano, bem ao lado da banca tradicional: a Banca Independente.

Enquanto dentro do teatro, todos almejavam colocar as mãos e um dos troféus com o Kactus Kid, lá fora a briga era por um dos novos exemplares do Subterrâneo, Cão, Gorjeta, Garagem Hermética e Quadrinhópole.

Além dos autores de São Paulo, marcaram presença muitos ilustres independentes de outros estados como o pessoal do Pará que trouxe uma remessa fresquinha de "Encantarias".

Que a banca independente se perpetue nos próxmos anos e que a Hq brasileira continue crescendo a todo vapor.

Marcadores: , , , ,

terça-feira, 10 de julho de 2007

Lançamento de Eterno #01

Promo - Eterno.jpg
A série em quadrinhos Eterno, de Rodrigo Alonso e Felipe Cunha, terá sua primeira edição finalmente lançada amanhã, dia 11, durante a entrega do Troféu HQ Mix. Um prólogo de Eterno já havia sido publicado nas páginas da Garagem Hermética 2. Para maiores informações sobre a série, entrem no blog do Felipe. Lá vocês também irão conferir outras projetos em que o cara está envolvido.

Marcadores: , , , ,

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Lançamento da Garagem Hermética 3

gh3_previewcapa.jpgA Garagem Hermética chega a sua terceira edição continuando com a proposta de trazer histórias em quadrinhos de variados gêneros e estilos. O objetivo do coletivo Sócios Ltda que produz a Garagem Hermética é não limitar a capacidade dos quadrinistas que participam da revista e muito menos limitar a capacidade dos leitores dela.

No mix desta edição temos as seguintes hqs: Mais um dia Comum por Nobu Chinen e Kleber de Souza, Uma Noite no Circo e Tendências por Luigi Colafigli, Próximo Ponto, o Amor por Deivs, Interlúdio por Edu Mendes, Com Grandes Poderes... por Cadu Simões e Jeff Batista, Tentáculos por Daniel Esteves e Caio Majado, Outono Descartável por Fabio Santos, Pulga por Celão.

Além disso, a GH 3 traz um texto de Edu Mendes e outro do Jal sobre as mudanças ocorridas na Gibiteca Henfil, e um artigo de Nobu Chinen sobre a revista em quadrinhos francesa Metal Hurlant, que é um dos modelos de inspiração para a Garagem Hermética. A edição da revista é de Roberta Bronzatto e a capa foi produzida por Rodrigo Taguchi e o Studio Vermis.

A Garagem Hermética 3 tem formato 15 x 23 cm, capa colorida, 32 pags p/b e custa R$ 3,00. Ela poderá ser comprada em breve pela Internet na loja da Loser Graphics ou encomendada diretamente pelo e-mail sociosltda@gmail.com. E a revista já estará a venda durante a entrega do prêmio HQ Mix deste ano, no próximo dia 11, às 20h, no Sesc Pompéia, em São Paulo.

gh03_preview01.jpggh03_preview02.jpggh03_preview03.jpg

Marcadores: , , , ,