terça-feira, 15 de maio de 2007

Garagem Hermética - Ter um Pouco de Tudo ou Muito de Pouco?

Caro leitor do Garagem Hemética:

Esta é uma pesquisa de opinião: a gente precisa saber o que vc acha da nossa (e sua) Garagem Hermética. Se vc acompanha a nossa revista, deve ter percebido que o Garagem, como propõe sua linha editorial, não se ateve a nenhuma fórmula consagrada, nenhum estilo de desenho ou roteiro e a nenhuma temática específica. E a maior comprovação disso tem sido as críticas que recebemos, que declaram que todas essas coisas às quais não nos atemos são o maior problema da revista.

Antes de mais nada, eu gostaria de dizer que esse é o nosso maior orgulho: a variedade. Sem mencionar o quão limitante é ter que se prender a qualquer coisa nesse sentido, nós, do grupo Sócios Ltda, gostamos de saber que fabricamos um produto que pode colocar nossos leitores em contato com histórias e temas que não são normalmente de seu interesse e fazer com que mudem de idéia a esse respeito. A Internet tem de tudo e faz um sucesso retumbante. O mundo é gigante e tenho certeza que todo mundo gostaria de ver tudo que há nele. P q então nossos leitores não gostariam de variedade? De parar na frente de uma história achando que dali não sai nada e se surpreender no final? De ler um artigo sobre quadrinhos e terminar sabendo mais do que sabia antes?

Estamos na era da diversidade, da comunicação, do "é proibido proibir". Sendo assim, gostaria de saber o que vc, leitor, acha. Vc gosta das matérias sobre quadrinhos? Gosta de ver coisas diferentes? Gosta de não gostar de alguma coisa na revista? Conte pra gente. Não garanto que alguma coisa vá mudar mas, no mínimo, vamos ter mais noção do buraco em que nos metemos e para o qual pretendemos arrastar a humanidade!

Abraços

A editora limpinha

sábado, 5 de maio de 2007

Relatório HQ e Cultura

No último sábado aconteceu no campus da Uninove Vergueiro o evento HQ & Cultura do qual eu e outros quadrinistas independentes fomos convidados a participar. Cheguei lá por volta da nove da manhã e me encontrei com o Harriot e com o Will pra montarmos a nossa bancada de fanzines e quadrinhos independentes.

Além dos meus fanzines, levei também os fanzines e quadrinhos que vendo lá na minha barraca na feira de artes e artesanato de Osasco. A esses títulos que eu levei, juntou-se o material dos quadrinistas independentes que lá estavam, fazendo com que nossa bancada ficasse com uma grande variedade de quadrinhos, de diversos estilos, gêneros e formatos, chamando muito a atenção do público presente no evento. Foi algo muito parecido com que já tínhamos feito no último Angelo Agostini.

O legal disso é ver que muito da minha ambição de unir os quadrinistas independentes está dando certo. Pois juntos fazemos muito mais barulho do que sozinhos, e assim, conseguimos nos fazer escutar pelos habitantes lá do mundo da superfície, como já havia expressado no editorial da Garagem Hermética #1. Estamos saindo dos subterrâneos e conquistando o nosso espaço na superfície. E este é um movimento que tende a crescer cada vez mais.

No evento participamos também do debate O Fanzine e o Século 21. Basicamente foi um repeteco do debate que fizemos no dia anterior no Planeta Tela sobre Quadrinhos e Independentes e Internet. O consenso a que se chegou é que a Internet e os meios digitais como um todo vieram pra facilitar em muito a vida do quadrinistas nas diversas etapas de produção de uma hq, seja na parte da criação propriamente dita, ou na parte de venda, distribuição e divulgação da obra. Só não chegamos a um acordo com relação a validade comercial das webcomis no Brasil, mas esta é uma questão que só será respondida com o tempo. A minha opinião sobre o assunto, vocês já conhecem!

Enfim, foi um evento bem legal. O HQ & Cultura foi bem proveitoso para nós quadrinistas independentes e espero que tenha sido para o público também, que teve a oportunidade de conhecer uma grande variedade de quadrinhos que muitos nem mesmo sabiam que existiam, pois não é um material que possa ser encontrado nos lugares “habituais”. Aliás, só esse fato deles descobrirem que existe também quadrinhos de qualidade sendo produzido além do universo das bancas e das livrarias, já fez o evento valer a pena. E eu espero que essa consciência se propague cada vez mais entre o público leitor de quadrinhos. E se depender de nós, isso realmente irá acontecer.

Fiquem agora com algumas fotos do evento que foram tiradas pelo Gil Tókio, que é o quadrinista independente dono das piadas mais infames que já vi. Até mais do que as minhas. =)

E obrigado pelas fotos Gil!

Fanzines e Quadrinhos Independentes
Nossa bancada de fanzines e quadrinhos independentes. Variedade de estilos, gêneros e formatos.

Público Leitor
O público do evento apreciando os quadrinhos da nossa bancada.

Quadrinistas Independentes
Os quadrinistas independentes mutantes ninja e barbudos reunidos antes do debate começar.

Paulo Ramos
Detalhe do Paulo Ramos do Blog dos Quadrinhos ao fundo prestando uma baita atenção no nosso debate. =)

Para conferir mais fotos do evento, visitem o meu álbum no flickr.

Marcadores: , , , ,